CAMINHO das ESTRELAS - Introdução
- Carmen Souza Soares Reis
- Dec 2, 2025
- 3 min read
Updated: 2 hours ago
Caminho das Estrelas pode significar o atual Caminho de Santiago, que percorre o norte da Espanha desde Pamplona até Santiago de Compostela, ou uma trilha ancestral que antigos peregrinos percorriam guiados pelas estrelas da Via Láctea, tanto em direção a Santiago como na direção contrária, de Santiago até Pamplona e dali para a França. Tanto o Caminho de Santiago como o Caminho das Estrelas são jornadas espirituais. O peregrino busca alguma coisa naquele percurso ou no seu destino final, e não está bem esclarecido qual seria o objetivo dessa longa caminhada.
A primeira indicação da relação desse Caminho com as estrelas é o seu traçado: uma orientação leste-oeste que coincide com o braço da Via Láctea que é visível da Terra. Desde tempos imemoriais, existiam peregrinos que seguiam esse trajeto orientados pelas constelações e pelo traçado da Via Láctea.
A descoberta do túmulo de São Tiago também está ligada às estrelas. O Bispo Teodomiro descobriu os restos mortais desse santo no século IX e chegou ao local exato graças às estrelas, que milagrosamente indicaram-lhe a localização exata dos restos do Apóstolo São Tiago. Naquele mesmo local hoje encontra-se a cripta da Catedral erigida em Compostela em honra a esse santo.
O nome Compostela também tem a sua etimologia ligada às estrelas. Vem do latim campus stellae, que significa “campo de estrelas". O nome daquela bela cidade galega evoca a maneira pela qual o túmulo do apóstolo foi encontrado.

O Caminho das Estrelas foi mencionado em escritos do século XII relacionados com o Imperador Carlos Magno. O Livro IV do Codex Calixtinus trata das expedições de Carlos Magno na Hispania e há lá uma descrição de uma visão que o Imperador teve de uma trilha de estrelas cruzando o céu da Europa: “... ele viu no céu um caminho de estrelas que começava no Mar da Frísia e estendia-se por entre a Alemanha e a Itália, e entre a Gália e a Aquitânia, e passava diretamente pela Gascogne, Vasconia, Navarra e Hispania, até a Galicia, onde estava escondido e ignorado por todos, o corpo de São Tiago”. Dizem que após essa visão, o Apóstolo São Tiago apareceu para Carlos Magno e o animou a seguir a trilha de estrelas que conduzia ao seu sepulcro. Dizem também que o Apóstolo queria que o Imperador libertasse o povo hispânico do domínio dos mouros, especialmente daqueles que estavam na área onde jaziam os seus restos, para que peregrinos de todo o mundo pudessem ali chegar para pedir perdão de seus pecados. Essa teria sido a origem do Caminho de Santiago e Carlos Magno teria sido um dos primeiros a percorrê-lo.
Há também nuances esotéricas relativas às estrelas do Caminho. A história dos Alquimistas permanece envolta em mistério, mas alguns documentos os relacionam com o Caminho das Estrelas. Em primeiro lugar, o símbolo dos Alquimistas é uma estrela. Em segundo, um dos itinerários da peregrinação de iniciação desses estudiosos passava pelo Caminho de Santiago. Muitas outras histórias ligam o Caminho de Santiago ao céu estrelado, mas não se pode garantir a sua veracidade. O único fato inquestionável é que os peregrinos percorriam esse caminho guiados pelas estrelas!
O Caminho de Santiago, ou o Caminho das Estrelas, são jornadas espirituais. Até hoje não conseguiram estabelecer o real objetivo dessa caminhada, porque não existe apenas um... Cada peregrino tem o seu objetivo. Cada jornada é pessoal. Cada peregrino busca alguma coisa no seu percurso ou no destino final. Como na vida, alguns só descobrem o seu sentido quando chegam ao fim da caminhada...
________________________
Carmen Souza Soares Reis
30 de Janeiro de 2026






Comments